quinta-feira, 2 de julho de 2009

Projeto Ruas de Lazer

O projeto, de autoria do vereador Sérgio Benassi (PCdoB), que tem o objetivo de transformar, em determinados períodos, as ruas e avenidas de bairros da periferia em espaços exclusivos para o lazer, foi aprovado nesta segunda-feira (29/06), pela Câmara Municipal, em segunda discussão.

Pelo projeto poderão ser implantadas no perímetro urbano de Campinas as chamadas “Ruas de Lazer”, locais cujo trânsito de veículos seja de pequena intensidade e que seriam fechadas por tempo determinado para a prática de atividades físico-esportivas. O modelo seria similar ao adotado pela Prefeitura na Lagoa do Taquaral, quando a Avenida Heitor Penteado é fechada ao tráfego de veículos nos finais de semana para ciclistas e esportistas. Para transformar o espaço em Rua de Lazer, os moradores devem fazer o pedido à Prefeitura, no qual deve constar com a adesão mínima de 50% dos moradores. A intenção do projeto é que a Secretaria de Esportes e Lazer ofereça apoio aos eventos organizados pelas comunidades.

Os bairros que seriam contemplados com a ideia, caso o projeto vire lei na cidade, serão definidos pela Prefeitura. A proposta é que os moradores tenham um espaço para se divertir seja jogando bola, andando de bicicleta ou patins, entre outras atividades. Nos finais de semana, a Lagoa do Taquaral, recebe centenas de jovens, adultos e crianças que passam horas se divertindo e a proposta é repetir a prática.

“As ruas hoje tem um conteúdo diferente de antigamente, já não é um ambiente tão seguro, de lazer, de convívio social, de atividades que a comunidade patrocina, mas é possível planejar isso. Então eu acho que se a gente ficar esperando equipamentos públicos sofisticados para atender uma multiplicidade de manifestações esportivas, de lazer e culturais, nós vamos engessar essas atividades e as pessoas vão ficar trancadas dentro de casa. O Poder Público pode e tem condições de transformar espaços de rua de forma organizada”, justificou Benassi.

Ainda segundo Benassi, se a lei for sancionada pelo prefeito, no próximo semestre deste ano o Executivo já poderá fazer um planejamento para atender a essa demanda.

(fonte: www.sergiobenassi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário